Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rui Ferreira Autor

"A imaginação é o solo fértil onde as sementes do impossível brotam." RF

Rui Ferreira Autor

"A imaginação é o solo fértil onde as sementes do impossível brotam." RF

João Cerqueira, um talento ímpar

1714571571210.jpg

João Cerqueira, um autor de talento ímpar e uma voz distinta na literatura contemporânea, tem conquistado o mundo com a sua obra “Perestroika”, acumulando prémios internacionais que atestam a qualidade e a profundidade da sua escrita. No entanto, é com uma ponta de melancolia que observamos o contraste entre o reconhecimento global e a apreciação no seu país natal.

O talento de João Cerqueira não reside apenas na sua habilidade em escrever narrativas envolventes, mas também na sua capacidade de capturar a essência da condição humana, refletindo-a através de personagens ricamente construídos e enredos que desafiam o leitor a pensar além das páginas do livro. A sua escrita, polida e perspicaz, é um espelho da sociedade, revelando verdades muitas vezes incómodas com uma elegância rara.

Infelizmente, a realidade dos autores nacionais muitas vezes é marcada pela falta de oportunidades e reconhecimento por parte das editoras tradicionais. O cenário literário pode ser desafiador, especialmente quando as vozes originais e inovadoras como a de João Cerqueira lutam para encontrar um espaço nas prateleiras dominadas por best-sellers internacionais e tendências de mercado efémeras.

É imperativo que celebremos e apoiemos os nossos talentos literários, reconhecendo não só os seus sucessos além-fronteiras, mas também valorizando a sua contribuição para a cultura e identidade nacionais. João Cerqueira e muitos outros merecem ser lidos, discutidos e, acima de tudo, apreciados no contexto da literatura que define e enriquece o nosso património cultural.

Que a trajetória de João Cerqueira sirva de inspiração para que as editoras e o público reconheçam a riqueza que reside na literatura nacional e que se abram mais portas para que essas vozes sejam ouvidas. O seu sucesso internacional é um testemunho do que é possível quando o talento é aliado à perseverança e à paixão pela arte de contar histórias.

João Cerqueira é um escritor português de renome que tem sido reconhecido por várias instituições internacionais. Aqui estão alguns dos prémios que ele já ganhou:

 

- “Perestroika, olho por olho dente por dente”:

  - Vencedor do “Outstanding Creator Award for Political Fiction” 2024.

  - Segundo lugar em “Historical Fiction”, segundo lugar em “Dystopia” 2024.

  - Menções honrosas em “Best Vilan”, “Best World Building” e “Best Character”

  - Finalista do “American Legacy Book Awards” na categoria de Multicultural Fiction 2024.

  - Vencedor do “Historical Fiction Company Book of the Year 2024” ².

  - Vencedor do “Independent Press Awards” 2024.

  - Vencedor do “IndieFab Award” 2024.

  - Medalha de bronze no “Latino Book Awards” 2023³.

  - Finalista do “Eyeland Awards” 2021³.

  - Finalista do “Fiction Factory” 2021³.

  - Nomeado para o “Pushcart Prize” 2023².

 

- “A tragédia de Fidel Castro”:

  - Vencedor do “USA Best Book Awards” 2013¹.

  - Vencedor do “Global Ebook Awards” 2014¹.

  - Finalista do “Montaigne Medal” 2014¹.

  - Finalista do “Wishing Shelf Independent Book Awards” 2014¹.

  - Terceira melhor tradução publicada nos EUA em 2012 pela revista ForewordReviews¹.

 

- “A segunda vinda de Cristo à terra”:

  - Vencedor do “Indie Reader Awards” 2020¹.

  - Medalha de prata no “Global Ebook Awards” 2017¹.

  - Medalha de bronze no “Reader’s Favorite Book Awards” 2017¹.

  - Medalha de prata no “Hungry Monster Book Awards” 2016¹.

  - Medalha de prata no “Feathered Quill Book Awards” 2017¹.

  - Nomeado para a seleção oficial do “New Apple Book Awards” 2016¹.

  - Medalha de prata no “Latino Book Award” 2015¹.

  - Finalista em vários outros prémios em 2017, incluindo “USA Book Awards”, “Beverly Hills Book Awards”, “Independent Book Awards”, “Independent Press Awards”, “Indie Book Awards”, “Book Excellence Awards”, “Chanticleer Book Awards” e “National Indie Excellence Award”¹.

 

Estes prémios destacam a qualidade e a relevância da obra de João Cerqueira no cenário literário internacional. É um testemunho do seu talento e da sua capacidade de tocar leitores por todo o mundo com as suas histórias e personagens.

 

Fontes: Bing, 20/04/2024

(1) João Cerqueira – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cerqueira.

(2) "Perestroika" do escritor João Cerqueira premiado pela Historical .... https://24.sapo.pt/vida/artigos/perestroika-do-escritor-joao-cerqueira-premiado-pela-historical-fiction-company.

(3) Vianense João Cerqueira conquista Independent Press Awards. https://ovilaverdense.pt/vianense-joao-cerqueira-conquista-independent-press-awards/.

(4) Vianense João Cerqueira conquista Independent Press Awards. https://oamarense.pt/vianense-joao-cerqueira-conquista-independent-press-awards/.

(5) João Cerqueira (Author of The Tragedy of Fidel Castro) - Goodreads. https://www.goodreads.com/author/show/4099899.Jo_o_Cerqueira.

(6) undefined. http://joaocerqueira.com.